NEWSLETTER ABRIL 2019
 
O primeiro trimestre do ano trouxe-nos vários trabalhos em diferentes áreas, a que se somam outros que transitaram de 2018. Este cenário permite-nos encarar 2019 com entusiamo e óptimismo, onde ambicionamos continuar a crescer, de uma forma sustentada e mantendo-nos fiéis aos nossos valores. Sinal disso mesmo foi a renovação da adesão da Água de Cal ao Compromisso Pagamento Pontual, que significa um compromisso com os nossos colaboradores e fornecedores. Para além disso, contamos no próximo trimestre ter já disponível no nosso site aquela que será a nossa carta de valores, em termos de ética e deontologia, perante o património e os nossos clientes.
 

CONSERVAÇÃO E RESTAURO

Câmara Municipal de Cascais - Acervo Documental

Intervenção de conservação e restauro num conjunto de 5 livros de actas pertencentes à Câmara Municipal de Cascais, e datados do século XVIII. Este trabalho dá continuidade a um conjunto de intervenções levadas a cabo pela autarquia nos últimos anos, que resultou já no restauro do foral, livro de posturas, livro de actas nº1 e gravura da vila de Cascais (retirada do livro do séc. xvi, Civitates orbis Terrarum).
 

Câmara Municipal de Cascais - Troféu

Intervenção em troféu atribuído em 1927 à equipa vencedora da volta a Portugal em bicicleta (Carcavelos), naquela que foi a primeira edição da prova.
 

Banco de Portugal - Notas e Papéis de Valor

Intervenção de conservação e restauro num conjunto de 40 documentos manuscritos. O objectivo da intervenção visou estabilizar os documentos consolidando e reforçando os respectivos suportes, com vista ao seu correcto armazenamento.
 

Banco de Portugal - Maqueta Pardal Monteiro

A maquete de grandes dimensões do arquitecto Pardal Monteiro corresponde a um projecto para a sede do Banco de Portugal, realizada na déca de 30 do século passado, para o Largo do Municipio. Estamos a intervencionar este objecto de grandes dimensões, que irá integra uma exposição temporária do Museu do Dinheiro.
 

Igreja Paroquial de Vale de Cavalos - Escultura/ Pintura

No âmbito da intervenção levada a cabo na Igreja Paroquial de Vale de Cavalos intervencionámos uma escultura em madeira policromada de Nossa Senhora dos Remédios bem como a pintura sobre tela do Altar-mor datada do séc. XIX.
 

Banco de Portugal - Objectos Arqueológicos

Intervenção de conservação e restauro em 35 objectos arqueológicos pertencentes ao espólio do Museu e descobertos no âmbito da escavação que decorreu na sede do Banco de Portugal em 2011. A intervenção neste conjunto de peças arqueologicas relacionadas com armaria, teve como objectivos principais promover a leitura e consequente identificação das peças e a estabilização química e física, possibilitando a conservação e exposição das mesmas.
 

GESTÃO DE COLECÇÕES

EGEAC - Reservas Centrais do Museu de Lisboa

Durante os 3 primeiros meses do ano estivemos nas reservas centrais do Museu de Lisboa para estudo e intervenção de um conjunto de luminárias provenientes do Palácio Marquês de Pombal cuja quantidade, morfologia e estado de conservação de cada uma das peças era desconhecida. A primeira fase do trabalho baseou-se na identificação das peças, acondicionadas anteriormente (lustres, apliques, peças a vulso, etc). A segunda parte do trabalho centrou-se na criação de fichas de inventário para identificação de cada uma das peças que constituem as luminárias, estado de conservação, dimensões e identificção e quantificação do numero de peças em falta. A terceira fase tratou-se do acondicionamento e catalogação de toda a colecção. A quarta, e ultima fase, baseou-se na selecção de 4 exemplares distintos da colecção e intervenção de conservação dos mesmos para posterior exposição em reserva.
 

REABILITAÇÃO DO PATRIMÓNIO INTEGRADO

Igreja Paroquial de Vale de Cavalos - Santarém

Intervenção de conservação e restauro nos altares laterais e mor da igreja, em estuque e com frisos dourados. A intervenção decorreu entre os meses de janeiro e fevereiro.
 

Palácio Vale Flor

No âmbito da recuperação do Palácio Vale Flor, em Santa Iria da Azoia, estamos integrados desde março, na equipa de fiscalização da obra (responsabilidade da empresa PENGEST), mais concretamente na área de conservação e restauro. Os trabalhos correspondem a uma primeira fase do projecto, que se vai centrar na consolidação de paredes e estruturas. A nossa acção vai incidir no acompanhamento dos trabalhos, estando prevista a conclusão dos mesmos para o inicio do mês de junho.
 

PROTOCOLOS E COMPROMISSOS

Compromisso Pagamento Pontual

A Água de Cal renovou no inicio do ano a adesão ao compromisso pagamento pontual, uma iniciativa da ACEGE, IAPMEI, CIP e APIFARMA. Associamo-nos assim a 1.154 outras empresas, naquele que é um compromisso de respeito pelos nossos colaboradores e fornecedores e que se insere na construção de uma nova cultura empresarial no nosso país (segundo dados de Dezembro de 2018 da Informa Db, no ano que passou apenas 16% das empresas cumpriram os prazos de pagamento).
Visite o Website Água de Cal
Siga-nos no Facebook