NEWSLETTER DEZEMBRO 2018
 
Chegamos assim ao final de mais um ano! Para a Água de Cal, 2018 foi um ano com muito trabalho e com vários desafios que nos fizeram crescer bastante enquanto organização e enquanto grupo. Avançamos para 2019 mais estruturados, com uma rede de clientes mais alargada e com expectativas renovadas. Como este é um momento de festa, aproveitamos para desejar um feliz natal a todos, em particular àqueles que depositam em nós a confiança de preservamos o seu património, bem como aos vários conservadores-restauradores e demais profissionais que colaboram nos nosssos projectos (uma parte significativa do nosso sucesso é a eles que se deve também). Que 2019 seja um ano próspero e feliz para todos.
 

CONSERVAÇÃO E RESTAURO

Conjunto Azulejar - Palácio Pimenta

Iniciámos a conservação e restauro de quatro painéis de azulejo, datados de período anterior ao terramoto e que retratam várias zonas da cidade de Lisboa: «Terreiro do Paço», «Hospital Real de Todos os Santos», «Fortificação Ribeirinha» e «Mercado da Caça e da Fruta».

A totalidade dos painéis encontra-se assente em argamassa cimentícia sobre suporte móvel, prevendo-se, dada a compexidade dos procedimentos envolvidos, que a intervenção se prolongue pelos primeiros meses do ano de 2019.
 

Fábrica da Pólvora - Barcarena

Iniciámos no final de novembro a segunda fase dos trabalhos no carro-bomba de combate a incêndios, que integra a exposição permanente do Museu. Os trabalhos incidem em vários elementos em madeira que compõem a estrutura da peça e que apresentavam problemas relacionados com fungos, mais concretamente a substituição daqueles. A intervenção visa estabilizar estruturalmente o carro.
 

Pintura - Atelier

Durante os últimos três meses dedicámo-nos ao restauro de várias pinturas de cavalete, entre as quais se destacam as obras que representam Santa Luzia e São Francisco de Assis da Igreja de Vale de Figueira bem como uma pintura com representação da Apresentação de Maria no Templo (pertecente esta última a um conjunto de três pinturas da Igreja Matriz de Alpiarça).
 

Conjunto Azulejar - Banco de Portugal

Iniciámos no início do mês de Dezembro a intervenção de conservação e restauro em mais um painel da autoria de Victoria Pereira. Trata-se de um painel com vários azulejos fracturados, devido ao sistema de fixação associado aos mesmos, e pertence a uma série com os mesmos motivos decorativos da artista que intervencionámos no decurso de 2018.
 

Lustres - Palácio Pimenta

Intervenção de conservação e restauro em 7 luminárias pertencentes ao Palácio Pimenta (Museu da Cidade) assentes na manutenção e revisão eléctrica dos elementos. O processo de intervenção compreendeu a limpeza dos lustres bem como a revisão das fixações dos pingentes e do sistema eléctrico.
 

GESTÃO DE COLECÇÕES

FEA

Durante o mês de Novembro realizámos várias acções de manutenção nos bens móveis que integram o Palácio dos Condes de Basto, fechando assim os trabalhos previstos para o ano de 2018. As acções realizadas incidiram na higienização e desinfestação de várias peças que se encontram nos espaços de reserva.
 

REABILITAÇÃO DO PATRIMÓNIO INTEGRADO

Challet Ribeiro Teles

Reintegração de um tecto com fingido em madeira pertencente à Sala Nobre do recém reabilitado Chalet Ribeiro Telles em Almada. O edifício, de estilo neo-clássico, foi construído no final do século XIX e inspirado na arquitectura do Norte da Europa daquela época.
 

Prémio Mies Van der Rohe

Foram anunciados no inicio do mês de dezembro os nomeados para o prémio Mies van der Rohe (um prémio atribuído pela União Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe) que distingue projetos europeus de arquitetura de excelência e inovação. O projecto de Reabilitação do Palacete Barão de Santos, da autoria do gabinete de arquitectura «Barbas Lopes Arquitectos» é um dos nomeados, que contou com a participação da Água de Cal no âmbito da conservação e restauro – mais concretamente nas áreas de estuques, madeiras e mobiliário.
 

FORMAÇÃO

Workshop - Acondicionamento de Livros, Documentos de Arquivo e Obras de Arte sobre Papel

Acção de formação que decorreu no dia 17 de Novembro no Arquivo Municipal e Histórico de Cascais. Enquadrou-se no âmbito da conservação preventiva e pretendeu sensibilizar para a importância de um correcto acondicionamento de exemplares arquivísticos, bibliográficos e obras de arte sobre papel.

Iniciativa inserida numa colaboração na área da formação entre o Arquivo e a Água de Cal , iniciada em 2017 e que vem procurando sensibilizar para várias questões relacionadas com a conservação preventiva do património arquivistico e bibliográfico.
Visite o Website Água de Cal
Siga-nos no Facebook