O projecto «Valorização do Património Azulejar do Museu de Lisboa», realizado entre os meses de Novembro de 2018 e Junho de 2019, pela Água de Cal Conservação e Restauro, foi distinguido com prémio SOS Azulejo, na categoria «Prémio Intervenção de Conservação e Restauro».
O prémio foi anunciado no dia 06 de Maio, e distinguiu as intervenções realizadas em 2019-2020, depois de um ano de interregno devido à pandemia.
A intervenção de conservação e restauro incidiu num conjunto de 4 painéis azulejares (totalizando 496 azulejos), datados da primeira metade do século XVIII, alusivos a várias zonas e cenas da cidade de Lisboa. Contou com uma equipa multidisciplinar, composta por 8 técnicos com diferentes valências, e com a seguinte composição nominal:
Bruna Pereira de Oliveira (Conservadora-restauradora coordenadora da intervenção);
Inês Magalhães (Conservadora-restauradora);
Lourenço Rosa (Conservador-restaurador);
Maria Inês Gomes (Conservadora-restauradora);
Ana Cristina Nascimento (Assistente de Conservação e restauro);
Ana Salomé (Ceramista); Carlos Silva (Mestre);
João Freitas (Fotógrafo e técnico de imagem).
Com o restauro deste conjunto azulejar, passou a estar disponível desde 2019 ao público e à comunidade científica, um importante documento histórico alusivo à cidade de Lisboa, onde surgem retratadas cenas e locais referentes a um período anterior ao terramoto de 1755 – permitindo aprofundar o estudo iconográfico da cidade durante o período tardo-medieval e moderno, bem como do urbanismo, arquitectura e sociedade da época.
A Água de Cal Conservação e Restauro deixa um agradecimento especial ao Museu da Cidade, pela confiança depositada ao longo destes últimos anos, e expressa o orgulho que sente por ter contribuído para a salvaguarda e valorização do património cultural da cidade de Lisboa.
Convidamos-vos a rever o vídeo do trabalho, que resume os principais momentos da intervenção.
|