Ver o email no browser
NEWSLETTER OUTUBRO 2020
 
Desde a última newsletter publicada em junho, que temos vivido tempos de adaptação a uma nova realidade, procurando manter a nossa actividade e, simultaneamente, garantir o respeito pelas normas de saúde relacionadas com a pandemia. Tem sido um enorme desafio para todos os agentes económicos, mas felizmente, grande parte das actividades têm dado uma resposta positiva, sendo o sector do património cultural um desses exemplos. Na Água de Cal temos conseguido assegurar um funcionamento pleno, dando resposta a projectos adjudicados no período anterior à pandemia mas também já posteriores. Este newsletter é um exemplo disso, destacando-se pela importância e mediatismo que teve a intervenção na escultura de D. Sebastião - um bom exemplo da capacidade dos nossos técnicos e reconhecimento da qualidade do nosso trabalho.
 

CONSERVAÇÃO E RESTAURO

D. Sebastião - Infraestruturas de Portugal

Durante os meses de Julho e Agosto foram realizados os trabalhos de restauro da escultura do rei D. Sebastião, que esteve na fachada da estação do Rossio até 2016, e que devido a um acto de incúria foi parcialmente destruída. A intervenção permitiu restituir a integridade física da peça mediante a colagem dos múltiplos fragmentos que resultaram da queda que sofreu, encontrando-se a escultura novamente na estação, ainda que em local diferente do original.
 

Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

Iniciámos no primeiro dia de setembro o restauro de um conjunto de 8 livros, pertencentes ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, datados dos séculos XVI e XVII. Pretende-se com a intervenção restituir a integridade física do suporte, restituir o manuseamento dos livros (pela realização de novas encadernações), e destacar os pergaminhos de revestimento dos livros, para efeitos de tratamento arquivistico.
 

Museu do Dinheiro

No início do mês de Setembro intervencionámos um conjunto de gravuras pertencentes ao Museu do Dinheiro, procurando assegurar a sua estabilização e remoção de elementos estranhos aos objectos, para um correcto acondicionamentoem contexto de reserva.
 

Palacete Barão de Santos

Iniciamos durante o mês de Julho mais uma fase de manutenção de mobiliário e pintura (entre outras) no Palacete Barão de Santos, Lisboa. Esta fase caracteriza-se por pequenas intervenções de conservação e restauro, em peças de mobiliário, pintura sobre tela, escultura, vidro e cerâmica, e também pela implementação de medidas no âmbito da conservação preventiva.
 

Capela dos Terceiros de São Francisco - Misericórdia de Santarém

Decorrem os trabalhos no património integrado da Capela dos Terceiros de São Francisco, anexa à Igreja de Jesus Cristo do Antigo Convento de Nossa Senhora de Jesus.

A intervenção, que tem uma duração prevista de 6 meses, e que conta com uma equipa alargada de conservadores-restauradores, decorre nos espaços da Igreja e no atelier da Água de Cal.
 

REABILITAÇÃO DO PATRIMÓNIO INTEGRADO

Sé de Lisboa

Mantem-se a nossa participação no projecto “Instalação do Núcleo Arqueológico e Recuperação dos Claustros Superior e Inferior da Sé Patriarcal de Lisboa”, no âmbito da fiscalização dos trabalhos de conservação e restauro do monumento.
 

Palácio Barrocal | Fundação Inatel

No final do mês de Junho demos por concluída a fase 1 da intervenção no Palácio Barrocal, que consistiu na protecção dos elementos decorativos que se apresentavam fragilizados - permitindo que se realizassem em segurança os trabalhos de construção nas coberturas. A fase 2 terá início após a conclusão dos trabalhos de construção que ainda em curso.
 

GESTÃO DE COLECÇÕES

Palácio Condes de Basto | Fundação Eugénio de Almeida

Iniciámos durante o mês de Julho um projecto desafiante em Évora, e que decorrerá durante vários meses: prende-se com a RE-organização dos espaços de reserva do Palácio Condes de Basto da Fundação Eugénio de Almeida. Este trabalho significa mais um passo no longo processo que vem já desde 2016, centrado na implementação de medidas no âmbito da conservação preventiva nos vários espaços museológicos da fundação. A par destes trabalhos, continuará a monitorização ambiental dos espaços museológicos e de reserva, bem como a manutenção dos bens móveis existentes no âmbito dos mesmos.
 

NOTAS

Aniversário | Água de Cal

Cumprimos no dia 25 de agosto 4 anos de vida, marcados por muitos projectos, várias conquistas e concretizações. Um percurso que implica também destacar o contributo de muitos profissionais que colaboraram com a Água de Cal neste período, e a confiança das várias entidades que nos escolheram para cuidar do seu património. A todos o nosso muito obrigado!
 

A Água de Cal na Imprensa

- Restauro da Escultura de D. Sebastião | Infraestruturas de Portugal
Ver artigo

 
- Relatório Prévio Convento dos Capuchos | Parques de Sintra Monte da Lua
Ver artigo
 
Website
Facebook
Instagram
YouTube